Ontem, 29, em Aracaju/SE, Heitor Santos de Oliveira, de apenas 16 anos, venceu a etapa Nordeste do Campeonato Brasileiro de Judô, categoria Sub-18, até 60kg. O evento, promovido pela Confederação Brasileira de Judô, reúne mais de três mil atletas na capital sergipana entre os dias 29 e 30 de março, desde representantes de base até categorias profissionais da modalidade.
“Eu estou muito feliz com essa conquista, pois é mais um passo na realização do meu sonho de representar o Rio Grande do Norte, meu estado, em uma olimpíada”, destacou o atleta.
Heitor, que já possui Faixa Marrom, começou no judô com apenas três anos de idade e nessa trajetória conquistou diversas medalhas em âmbito estadual, regional e nacional, tais como: Vice-campeão Brasileiro e campeão do Nordeste, sub 15, menos 50 kg (2023), medalha de bronze nos Jogos Escolares Brasileiros, sub 15, menos 50 kg (2023), bronze na mesma competição sub 18, menos 50kg (2024), dentre vários outros títulos.
O atleta treina pela Associação Futuro Campeão, entidade sem fins lucrativos em Natal, que utiliza o esporte para ajudar crianças e adolescentes carentes, residentes tanto na capital quanto no interior. Heitor não possui patrocinadores, mas foi recentemente selecionado pelo projeto Revelar Talentos do IFRN, em parceria com o Ministério dos Esportes, com uma bolsa de R$ 400 por mês durante o ano de 2025.
O Rio Grande do Norte, no primeiro dia de competição, também levou outros quatro atletas ao pódio, sendo mais uma medalha de ouro, uma prata e duas de bronze.