Abertura do Fashion Revolution aborda moda com consumo consciente e sustentável

Começou a Semana Fashion Revolution em Natal. Evento realizado do Complexo Cultura da Rampa, na noite da segunda-feira (15), reuniu as entidades parceiras para abrir a série de atividades que seguem até o dia 24 de abril, com encerramento que apresentará o documentário ‘Pontos Invisíveis que costuram o Rio Grande do Norte’.

A abertura foi marcada pelo ‘Fashion Talks’, que vai tratar do tema ‘Abordagens e Perspectivas do Mundo da Moda’. Em seu discurso de abertura, a coordenadora e embaixadora local do movimento Fashion Revolution, Vivian Pedrozo, chamou a todos para encampar “a revolução na moda”.

“Esse ano comemoramos os 10 anos de Fashion Revolution no mundo, queremos incentivar que todas as pessoas reconheçam o seu potencial ativista. Cada um de nós tem o poder, como cidadãos globais, de transformar o sistema atual. Transformar a indústria da moda não é uma tarefa da noite para o dia. Serão necessárias muitas pessoas, abordagens e perspectivas para chegar lá”, diz Vivian.

Para ela, a força do Fashion Revolution é a diversidade. “As várias atuações da nossa rede para alcançarmos nosso objetivo comum, que é uma indústria da moda justa, segura, limpa, transparente e responsável”, reforça a responsável Fashion Revolution Natal.

Uma das palestrantes da noite foi a deputada federal Natália Bonavides, que ressaltou a importância da reflexão trazida pelo movimento. “É importante Refletir qual o impacto da moda como indústria, qual o impacto da moda na questão ambiental e qual é o significado da moda como expressão da cultura, como forma de comunicação, como às vezes até forma de reprodução de opressões”, disse Bonavides.

Ela reforça a importância do debate. “Eu acho que sempre que a gente para para pensar sobre algo que é muito habitual, que é muito do dia a dia, a gente observa milhares de debates que podem ser feitos e que podem ajudar a gente a fazer da moda um ambiente cada vez mais democrático, mais sustentável. E, para nós, que somos aqui do Nordeste, em especial, mais fortalecedor das nossas culturas, nossas raízes”, completa a deputada.

QUEM FAZ SUAS ROUPAS?

Quem faz suas Roupas? Esta é uma das principais perguntas que o movimento faz em âmbito global, chamando para que ao comprar, os consumidores fiquem atentos para as condições de trabalho dos profissionais que fazem as roupas vendidas.

O Fashion Revolution é um movimento pensado para gerar uma reflexão sobre a indústria da moda. A iniciativa surgiu após o desabamento dos noves andares do edifício Rana Plaza, na capital de Bangladesh, onde milhares de pessoas trabalhavam, em condições precárias, para a indústria da moda.

Por isso, a tragédia gerou o falecimento de mais de 1.000 pessoas (e mais de 2.500 feridos), em meio a máquinas de costura e tecidos — a história pode ser conferida no documentário ‘The True Cost’.

Com o acontecimento, em 24 de abril de 2013, foi proclamado o Fashion Revolution Day, que acontece anualmente desde então. Além da data para refletir sobre sustentabilidade e consumismo, a semana também envolve uma série de iniciativas.

PLACAS COM PERGUNTAS NAS REDES SOCIAIS

Além do ‘Fashion Talks’, durante o evento os convidados posaram para fotos com placas que simbolizam o movimento no mundo inteiro. Essas fotos circulam pelo mundo através das redes sociais chamando para o movimento.

Entre os convidados que posaram para fotos está a ex-aluna do SENAI Moda RN, Renata Cunha. Hoje aluna do curso de Engenharia Têxtil na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Renata é uma ativista da moda circular e uma das idealizadoras do movimento ‘Natal Brechó’.

“Escolhi a placa “Eu garimpo suas Roupas” que define bem o trabalho que realizo junto às mulheres empreendedoras no ‘Natal Brechó’. Vivemos em um momento em que o mundo mudou, precisamos pensar e fazer o consumo consciente, abordar o tema, chamar para a conscientização e formação da cultura desse novo mundo”, diz Renata.

PROGRAMAÇÃO

O Fashion Revolution segue até o dia 24 de abril, confira a programação para esta terça-feira, 16:

16/04 – PAINEL DE DISCUSSÃO “CARREIRAS NA MODA POTIGUAR”
Quem: Rosangela Dantas (figurinista), Matheus Henrique (stylist e jornalista), Walkyr Campos (stylist e maquiador) e Arthur Anjos (editor-chefe @cartolamag).
Quando: 16/04, 20h
Onde: Sala S12 (Prédio 1) UnP – Av. Sen. Salgado Filho, 1610 – Lagoa Nova, Natal – RN – Aberto ao público

16/04 – PALESTRA “FASHION REVOLUTION: NOSSA MISSÃO, VALORES E RAZÕES PARA EXISTIR”
Quem: Vivian Pedrozo (@modadobem.rn).
Quando: 16/04, 19h
Onde: Sala S12 (Prédio 1) UnP – Av. Sen. Salgado Filho, 1610 – Lagoa Nova, Natal – RN – Aberto ao público