Bairros de Natal recebem intensificação de combate à dengue com fumacê

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal, por meio da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), inicia ciclo de pulverização de inseticida de Ultra Baixo Volume (UBV) portátil e pesado (fumacê) em bairros da cidade. O ciclo de dedetização iniciou no dia 26 de fevereiro e segue até o dia 15 de março em bairros selecionados, levando em consideração a maior concentração de casos notificados e confirmados de arboviroses.

As ações são desenvolvidas nos horários das 4h às 8h, e das 17h às 20h, horário de maior atividade vetorial do mosquito Aedes aegypti, responsável por doenças como dengue, zika e chikungunya. “A aplicação espacial da UBV é feita pela fragmentação de uma pequena quantidade de inseticida pulverizado pelo equipamento e elimina os insetos que estiverem naquele local, nossa intenção é eliminar principalmente as fêmeas do mosquito, responsáveis pela transmissão das doenças”, comenta Jan Pierre Araújo, chefe da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ).

O controle químico  acontece nos bairros de Cidade da Esperança, Dix-Sept Rosado, Felipe Camarão, Nazaré, Potengi, Lagoa Azul, Nossa Senhora da Apresentação, Pajuçara e Planalto. Cada bairro receberá três visitas, ou ciclos, para aplicação dos inseticidas durante este período, com o intuito de interromper o ciclo reprodutivo do mosquito nas localidades. “No decorrer das próximas semanas, vamos analisar toda a cidade para direcionar os carros para outros bairros após esta data”, reforça Jan.

As equipes utilizam os Ultra Baixo Volume (UBV) portátil, que são equipamentos costais motorizados, em que o agente realiza a nebulização manualmente nas áreas de difícil acesso; e também o UBV pesado com equipamentos acoplados a veículos realizando a borrifação do inseticida nas ruas dos bairros.

“O uso da UBV é de caráter emergencial sendo utilizado somente para bloqueio de transmissão e para controle de surtos ou epidemias em áreas de concentração vetorial, reforçamos que o importante é a população fazer a sua parte e evitar locais que possam acumular água parada, pois o fumacê não combate larvas e os ovos que possam estar alocados em algum ponto”, explica o chefe da UVZ.

O coordenador das operações de campo da UVZ, Dianaldo Rodrigues Lopes, alerta para alguns cuidados simples que devem ser adotados durante a passagem da equipe para aplicação do produto. “Pedirmos para a população que, quando o veículo estiver passando, que eles abram as portas e janelas de suas casas para facilitar a disseminação do inseticida. E sempre que o carro passar, deve-se trocar a água de passarinhos, e os apicultores devem ficar atentos, pois eles precisam proteger as abelhas”, reforça.