Allan Braz, de 22 anos, é egresso do curso de Engenharia de Energia do Campus Natal-Central do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e foi contratado pela Universidad Tecnológica del Uruguay (Utec) como docente do curso de Engenharia de Energias Renováveis.
Braz participou do primeiro grupo de discentes enviados pelo IFRN para cursar componentes curriculares de suas graduações na Utec, por meio de um edital lançado pela Diretoria Sistêmica de Internacionalização (DSI) e pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen).
Sonho impulsionado pelo IFRN
Allan revela que ser professor sempre foi uma das perspectivas para o futuro, “pela satisfação em compartilhar o conhecimento associado aos diferentes conteúdos que tive contato, aplicações práticas e, também, vivências profissionais”. O jovem conta ter vivido a experiência da docência durante os anos em que foi monitor de Circuitos Elétricos, pelo IFRN, e por quase toda a graduação no Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Engenharia de Energia.
“O IFRN me preparou para ser um bom profissional, independentemente do campo de atuação. Antes de surgir a oportunidade de ser docente, continuei me especializando: iniciei no programa de mestrado e em cursos de curta e média duração; atuei como engenheiro no setor de Geração Distribuída, uma forte vertente econômica do nosso estado, aplicando tudo aquilo que aprendi nas salas do IFRN e expandindo o meu acervo técnico”, declarou o jovem.
Ao tomar conhecimento do processo seletivo para docente da Utec, Braz reuniu diversos documentos e investiu numa proposta metodológica que levou em consideração tanto as boas experiências que ele próprio teve, como também observações de outros estudantes. “A aprovação no processo seletivo da UTEC concretizou uma parte do sonho de ser docente, criando um alicerce para que eu siga me especializando, produzindo cientificamente e sintetizando os conteúdos de maior relevância para os futuros engenheiros”, disse.
De estudante em mobilidade internacional para professor
O futuro professor lecionará, no Uruguai, as disciplinas de Smart Grid, Generación Distribuida e Acondicionamiento de Energía Eléctrica.
O Diretor Sistêmico de Internacionalização em exercício do IFRN, Prof. Bruno Lima, afirma que o sucesso de Allan Braz é um bom sinal de que as políticas implementadas pela gestão da Internacionalização do IFRN estão na direção certa. “A meta agora é continuar democratizando o acesso a oportunidades internacionais”, destaca.
Braz, por sua vez, afirma que a mobilidade internacional não só lhe mostrou caminhos, mas também possibilitou/capacitou para segui-los. “Essa experiência me proporcionou uma visão mais ampla do mundo e me ajudou a desenvolver habilidades de comunicação e trabalho em equipe”, ressalta.
A contratação de Allan Braz pelo Utec é mais uma demonstração da qualidade da formação oferecida pelo IFRN. O Instituto Federal é reconhecido por sua excelência acadêmica e pelo compromisso com a internacionalização, que visa proporcionar aos estudantes oportunidades de intercâmbio e mobilidade.