Quase não sai o gol da vitória do Brasil sobre o Peru na noite da terça-feira (12), o gol só saiu aos 44 minutos do segundo tempo, levando o Brasil a 1×0 contra os peruanos que jogaram em casa. Um jogo que poderia ser fácil mostrou que no futebol não dá para prever muita coisa.
Aos 44 minutos, Neymar cobrou escanteio na primeira trave e Marquinhos subiu mais que a marcação para desviar e abrir o placar. Antes disso, o atacante Richarlison chegou a marcar no primeiro tempo da partida, mas o gol acabou sendo anulado.
O árbitro de vídeo (VAR) demorou mais de sete minutos para checar o lance e avisar o juiz argentino Fernando Rapallini de que Richarlison estava impedido.
O lance aconteceu aos 28 minutos da etapa inicial. Richarlison recebeu cruzamento belíssimo de Bruno Guimarães, mas estava levemente adiantado em relação ao último marcador peruano.
O VAR traçou a linha diversas vezes, usou duas câmeras e mudou até o frame no qual a bola saía do pé direito de Bruno Guimarães até Rapallini confirmar o impedimento, aos 35′.
Gol de Raphinha também foi anulado. O detalhe é que o Brasil teve um outro gol anulado pouco antes, marcado por Raphinha, mas a checagem do VAR foi mais rápida.
Peru e Brasil se enfrentam no Estádio Nacional de Lima pela segunda rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.
Fotos: Marquinhos. Peru x Brasil no Estadio Nacional, Lima – Peru, Brasil. Eliminatórias 2026. Foto: Vitor Silva/CBF