Presidente Lula cancela viagem à Rússia após sofrer acidente doméstico

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cancelou sua viagem a Kazan, na Rússia, para participar da 16ª cúpula de líderes do BRICS. Lula sofreu uma queda no sábado (19) em que bateu a cabeça e levou cinco pontos. Foi constatada uma “lesão contundente na região occipital”, e a equipe médica orientou o presidente a evitar viagens aéreas de longa distância.

Segundo o boletim médico, o acidente não é grave e o presidente pode exercer suas demais atividades.

Lula viajaria para a Rússia no domingo (20), mas sua participação agora acontecerá por videoconferência, informou a Presidência da República.

Os Brics
Este será o primeiro encontro com os novos países membros do bloco desde a adesão da Arábia Saudita, Egito, Irã, Etiópia e Emirados Árabes Unidos. A cúpula será realizada de 22 a 24 de outubro.

O Embaixador Eduardo Paes Saboia, secretário do Itamaraty para a Ásia e Pacífico, afirmou que, apesar de não ter uma agenda específica, o tema principal do encontro deverá ser a criação de um modelo de adesão ao Brics pelo chamado “parceiro”. países”. Seria uma categoria de participação sem as mesmas prerrogativas dos países membros, mas com plenos direitos.

“É nisso que estamos trabalhando neste semestre: os critérios dessa modalidade. Há a expectativa de que, uma vez aprovada essa modalidade, possa ser feito o anúncio dos países que seriam convidados a aderir à categoria”, disse Saboia.

Outros temas a serem discutidos no encontro são a crise no Oriente Médio e a análise dos relatórios do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), liderado pela ex-presidente brasileira Dilma Rousseff. (Agência Brasil)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *