As apresentações do grupo recifense acontecem às 20h e contam com entrada gratuita para o público geral na Casa da Ribeira, nos dias 17 e 18 de Outubro.
O Bote de Teatro (@botedeteatro), de Recife-PE, dá continuidade à circulação nacional do espetáculo “SALTO”, financiado pelo Governo do Estado de Pernambuco por meio do edital Funcultura. O grupo fará sua estreia em Natal nos dias 17 e 18 de Outubro, com apresentações gratuitas às 20h.
O Bote de Teatro se configura como um expoente grupo transmidiático nordestino, e destaca-se pela qualidade técnica e por suas parcerias, já tendo executado mais de 18 projetos culturais em diversas plataformas.
“SALTO” é uma adaptação distópica da fábula “Os Músicos de Bremen”, que também inspirou a tradução brasileira de Chico Buarque, “Os Saltimbancos”. A peça borra as convenções teatrais ao construir uma atmosfera retrô-futurista para trabalhar uma obra clássica. Ao utilizar da música eletrônica e da dança como elementos narrativos sinestésicos, “SALTO” cria um ambiente imersivo para o desenvolvimento da história, enriquecendo e pluralizando a experiência do público.
Para Cardo Ferraz, integrante do grupo Bote de Teatro, é uma grande alegria trazer o espetáculo para Natal. “É uma felicidade imensa poder apresentar ‘SALTO’ pela primeira vez no Nordeste, fora de Recife. Estamos muito felizes em levar nosso trabalho para uma cidade que nos lembra muito a nossa, que possui uma cena musical e teatral vibrante. Queremos trocar ideias e crescer juntos, rompendo paradigmas estereotípicos junto com o teatro nordestino”, declara Cardo.
Elenco e pesquisa de “SALTO” refletem diversidade
No espetáculo “SALTO”, o elenco é composto por Inês Maia, Una Martins, Daniel Barros, Cardo Ferraz e Pedro Toscano, com a DJ Nadejda Maciel responsável pela operação ao vivo da trilha sonora.
“SALTO” surge da pesquisa intitulada Fresta, realizada pelo Bote de Teatro (@botedeteatro), que investigou a relação entre BPMs e os movimentos dos corpos em festas LGBTQIAPN+ de Recife. A trilha sonora original, que permeia toda a peça, foi produzida pela DJ olindense IDLIBRA, reconhecida por representar a música eletrônica de Recife em diversos festivais nacionais e internacionais. Durante as apresentações, a trilha é executada ao vivo por Nadejda Maciel, DJ, produtora pernambucana e fundadora da Maddam Music.
O grupo recifense valoriza profundamente a diversidade e a inclusão como princípios centrais de sua prática artística. “Como um grupo teatral majoritariamente LGBTQIAPN+, nos esforçamos para criar um ambiente onde todas as identidades e experiências são respeitadas e celebradas. Nosso compromisso com a inclusão reflete a composição do elenco, que abrange profissionais de diversas origens e identidades, que desempenham papéis importantes em todas as etapas de nossas produções”, destaca Inês Maia.
Os ingressos podem ser reservados através da plataforma Sympla (https://www.sympla.com.br/evento/salto-eixo-n2-natal-rn/2659857) ou na bilheteira do teatro, 1h antes do espetáculo. As reservas de ingresso também devem ser trocadas na bilheteria, até 15 minutos antes do espetáculo. 10% dos ingressos são reservados para PCDs e 10% para pessoas trans. O espetáculo é acessível por meio de tradução simultânea em LIBRAS e com acessibilidade arquitetônica. A classificação etária é a partir de 16 anos.
Serviço – “SALTO” do grupo Bote de Teatro
Datas: 17 e 18 de outubro de 2024
Local: Casa da Ribeira
Horário: 20h
Classificação etária: a partir de 16 anos (a peça encena uso de entorpecentes, e contém nudez e linguagem imprópria)
Gratuito (reserve o ingresso online – via Sympla https://www.sympla.com.br/evento/salto-eixo-n2-natal-rn/2659857)
Observação: 10% dos ingressos são reservados para PCDs e 10% para pessoas trans.
Acessível por meio de tradução simultânea em LIBRAS e com acessibilidade arquitetônica.
Ficha Técnica:
Direção geral e Coordenação de Produção: Bote de Teatro
Produção: Luiza Fontes
Elenco: Cardo Ferraz, Daniel Barros, Inês Maia, Pedro Toscano e Una Martins (performer convidade)
Iluminação: Luciana Raposo
DJ convidada: Nadejda Maciel
Contrarregra e direção de movimento: Iara Izidoro
Trilha sonora original: IDLIBRA
Direção de cena e direção de arte: Pedro Toscano
Coordenação dramatúrgica: Inês Maia
Preparação de elenco: Daniel Barros
Figurino: Marc Andrade
Letrista: Caio Lima
Identidade visual: Manoel CC