A 62ª Edição da Festa do Boi, a maior feira de negócios do setor agropecuário do Norte-Nordeste, acontece de 11 a 19 de outubro no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim. O evento, promovido pela Associação Norte-rio-grandense de Criadores (ANORC), foi lançado hoje em café da manhã que reuniu o setor produtivo do estado.
No ano em que a ANORC completa 65 anos, a expectativa é que a maior feira agropecuária do Norte-Nordeste conte com número recorde de animais e mais de 150 expositores, o que deve movimentar cerca de 80 milhões de reais em negócios. Ao todo, serão realizados 5 leilões e uma extensa programação cultural para toda família.
O presidente da ANORC, Matheus França, destacou ainda a participação de criadores internacionais. “Temos uma Festa do Boi cada vez mais forte. Teremos as exposições nacionais das raças Sindi e Pardo Suíço e a nordestina de Gir Leiteiro. Tudo isso já nos traz uma expectativa muito positiva para o evento”.
O secretário de Agricultura do RN, Guilherme Saldanha, destacou o ambiente propício para o setor. “Temos segurança jurídica, licenças ambientais emitidas mais facilmente, acesso à formação e assessoria técnica e outras ferramentas de incentivo. Tudo isso garante números cada vez mais animadores”.
A governadora Fátima Bezerra destacou os avanços em favor do setor em sua gestão e ressaltou a parceria do Estado com a iniciativa privada. “A Festa do Boi é um evento importante por movimentar o setor agropecuário. As parcerias com o Governo do Estado, Governo Federal e demais órgãos são fundamentais para o sucesso do evento”, disse.
Estrutura
Para este ano, o Parque Aristófanes Fernandes conta diversas melhorias na infraestrutura para expositores: ampliação dos pavilhões bovinos; aumento no número de argolas, que passou 840 para 960; reconstrução do pavilhão leiteiro. Além disso, o público também contará com aumento da acessibilidade e do número de banheiros;
A Festa do Boi 2024 é uma realização da ANORC, Governo do Estado, SEBRAE e Prefeitura de Parnamirim e conta como parceiros: Sicoob, AGN, FAERN SENAR, Banco do Nordeste e Governo Federal.
O evento acontece com o apoio da ABCZ, ANQM e ANCOC, além dos núcleos NGG-Nucleo dos Criadores de Girolando e Gir Leiteiro, NULEITE, Núcleo de Criadores de Cavalos Manga Larga Marchador, Núcleo de Criadores de Pardo Suíco, Núcleo de Criadores de Nelore, Núcleo de Criadores de Guzerá, Núcleo Sindi RN e Núcleo dos Criadores de Cavalo Pônei do RN.