A equipe do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-RN) realizou, na última terça-feira (16), a oficina ‘Novos produtos com rendeiras da Vila de Ponta Negra’, que contou com a participação da coordenadora das rendeiras da Vila de Ponta Negra, Maria Maré, e dos professores Jéssica Cerejeira e Dinedso Fonseca, do SENAI Moda.
Maria Maré avalia que a participação das mulheres rendeiras e da comunidade da Vila no movimento Fashion Revolution desperta um olhar para a importância em cada peça produzida por cada pessoa na cadeia da moda.
“Podemos oportunizar a oficina de criação e modelagem criativa em parceria com o SENAI, proporcionando mais conhecimento no processo de criação e desenvolvimento de novos produtos com autonomia de criação coletiva e individual das peças em renda de bilros.
Além disso, a atividade incluiu levar o conhecimento também para jovens de escolas públicas local em parceria, com a professora Marcia Hissett. “O conhecimento é a oportunidade de experienciar a artes nativas, criando uma memória afetiva e de pertencimento local com a Zoada dos Bilros”, diz Maria Maré.
De acordo com a estilista e instrutora do SENAI Moda RN, Jéssica Cerejeira, a iniciativa leva o conhecimento do SENAI para a comunidade. “Levamos um pouco do conhecimento técnico do SENAI para unir com a riqueza do artesanato local, onde se encontra com ideias contemporâneas, incentivando a preservação da cultura enquanto abre caminho para oportunidades econômicas sustentáveis”, diz Jéssica.
“Junto com as rendeiras criamos um ambiente onde a tradição e a criatividade se entrelaçam, resultando em produtos únicos e valorizados, enraizados na identidade e na história da comunidade”, acrescenta Jéssica, que é docente embaixadora do Fashion Revolution.
A oficina foi ministrada pelo professor Dinedso Fonseca, do SENAI Moda Rio Grande do Norte, exclusivamente para as profissionais rendeiras de Ponta Negra. O evento é parte da Semana Fashion Revolution Natal, que acontece até o dia 24 de abril.