A Associação Norte-Rio-Grandense de Criadores (ANORC) convocou sócios para uma assembleia extraordinária, com o objetivo de reforçar a importância da vacinação contra febre aftosa até o dia 30 de abril.
A campanha de imunização este ano é ainda mais importante porque é a última etapa antes da liberação da vacina, ou seja, a partir de 2025, não haverá mais a necessidade da vacinação no RN. Para isso, é necessário o cumprimento da meta de imunizar acima de 90% de todo o rebanho de bovinos e bubalinos.
“Estamos convocando nossos associados e reforçando a importância da participação de todos na assembleia e principalmente, na adesão à campanha. Atingir a meta de vacinação é garantir a qualidade e segurança sanitária do rebanho do Rio Grande do Norte”, explica o presidente da ANORC, Matheus França.
O encontro deve contar com a participação do secretário de Agricultura do RN, Guilherme Saldanha, e de representantes do IDIARN. Ao lado da EMATER, SAPE e IDIARN são os órgãos responsáveis pelo acompanhamento das declarações de imunização dos rebanhos. As vacinas devem ser adquiridas em estabelecimentos registrados.
A vacinação contra a febre aftosa é fundamental na erradicação e prevenção da doença, altamente contagiosa entre os bovinos. Em caso de confirmação de animais contaminados em um rebanho, as medidas de controle incluem isolamento e sacrifício do gado infectado.