O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Roberto Serquiz, prestigiou o evento de celebração dos dez anos do Instituto Santos Dumont (ISD), na última sexta-feira (5), em Macaíba. Roberto Serquiz é representante da Confederação Nacional da Indústria (CNI) no Conselho do ISD, que é referência no ensino e pesquisa nas áreas de saúde materno-infantil, saúde da pessoa com deficiência, neurociências e neuroengenharias.
Serquiz enalteceu o trabalho realizado pelo instituto, que em 2014 foi reconhecido como Organização Social vinculada ao Governo Federal, por meio do Ministério da Educação. “Pude testemunhar as importantes pesquisas que o instituto realiza para o desenvolvimento das neurociências e neuroengenharias e o saio com sentimento de um ambiente humano e acolhedor, que transforma vidas e que pratica o exercício do bem”, relata.
Durante a solenidade, foi realizada uma homenagem ao pesquisador-emérito e idealizador do Instituto, Miguel Nicolelis. Ele considerou que, nos próximos anos, o ISD será fundamental no desenvolvimento da “indústria do cérebro” no Brasil. “Uma indústria projetada para manipular novas tecnologias, combinar novos processos de múltiplas áreas de conhecimento para criar uma nova forma de atuar nas doenças neurológicas e psiquiátricas, que acometem metade da humanidade”, explicou.
Ainda no evento ocorreu o lançamento do selo comemorativo pelos 10 anos do ISD, confeccionado pelos Correios com arte desenvolvida pelo artista plástico Marcos Andruchak. O selo foi entregue a representantes de comunidades atendidas pelo ISD, usuários, funcionários, discentes, alunos egressos, instituições parceiras e ao poder público.
Também foi realizada a entrega simbólica de uma usina fotovoltaica do Grupo Neoenergia ao ISD, através do Programa de Eficiência Energética, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A usina solar, maior já doada no estado, entrou em fase final de montagem no teto do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), uma das unidades do ISD em Macaíba, e terá cerca de 200 kWp, com estimativa de geração anual de 328,16 GWh, o que representa cerca de 50% do consumo da instituição, o que deve reduzir o custo anual da conta de energia em aproximadamente R$ 152 mil.
Sobre o ISD
O Instituto Santos Dumont (ISD) é uma Organização Social vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Opera a partir de duas unidades: o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (Anita) e o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS). As duas unidades estão localizadas no município de Macaíba.
Idealizado pelo neurocientista Miguel Nicolelis, o ISD tem sua criação inspirada na figura inovadora de Alberto Santos Dumont, pai da aviação. Os voos do ISD são guiados pela responsabilidade e impacto social. A instituição atua nas áreas de saúde materno-infantil, saúde da pessoa com deficiência, neurociências e neuroengenharia.