A sustentabilidade está presente da 29ª FIART

Com o objetivo de ampliar os pontos de recebimento de lixo eletroeletrônico, um coletor da Campanha RN+Limpo está instalado durante a 29ª edição da Feira Internacional de Artesanato, que ocorre até 28 de janeiro, no Centro de Convenções. O coletor está disponível no estande da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur).

A maior campanha de educação ambiental do Rio Grande do Norte iniciou em junho de 2021 com o Governo do RN, por meio de uma parceria entre a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) e o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), e as empresas Circulare e a Natal Reciclagem. A RN+ Limpo atingiu a marca de 113 toneladas ao final de 2023.

A Campanha nasceu visando promover a Educação Ambiental por meio da orientação sobre o descarte correto de eletrônicos e o impacto desse material na água quando descartado incorretamente. A meta é retirar do meio ambiente mais de 150 toneladas de resíduos eletroeletrônicos do estado.

Confira o que pode ser descartado:

Eletrodomésticos: Geladeira, fogão, máquina de lavar, secadora, materiais elétricos e eletroportáteis, liquidificador, secador de cabelo, ventilador, conectores, cabos elétricos, lanternas.

Equipamentos de informática ou telefonia: Celulares, Tablets, Carregadores, Notebook, Computadores, Nobreak, Estabilizadores, Monitores, Impressoras, Modems, roteadores, Pendrives, Cabos, Fone de ouvido, Teclados, mouses, Scanners, Central telefônica, Ipods, MP3, Webcam, Telefones, placas de circuito;

Equipamentos de áudio e vídeo: TVs (exceto de tubo), Controle remotos, Videocassete, CD-ROM DVD, Rádio; Caixa de som, Gravadores, Cabos, Microfones, Câmera fotográficas, Filmadoras, Decodificadores, Alto Falantes, Antenas, receptores;

Não serão aceitos devido periculosidade: Pilhas, Baterias, Toners e Lâmpadas.

Após a coleta dos Resíduos Eletrônicos, estes serão encaminhados para a central da Natal Reciclagem, onde serão reciclados de acordo com todas as normas ambientais vigentes no Estado do Rio Grande do Norte, garantindo a destinação final ambientalmente correta dos resíduos.

Fiart

A 29ª edição da Feira Internacional de Artesanato (Fiart) será realizada de 19 a 28 de janeiro de 2024, no Centro de Convenções de Natal, com a temática “Encantos feitos a mão”. De acordo com Neiwaldo Guedes, idealizador e fundador da Fiart, a expectativa de público para este ano é de 50 mil pessoas. A 29ª edição contará com 1.500 expositores, 320 stands, com a inovação de 12 salões de exposição.

Com quase três décadas de existência, a Fiart é uma excelente oportunidade para o público potiguar e os turistas que visitam Natal em janeiro e, uma grande vitrine para os artesãos e fazedores de cultura do país. A Feira é uma realização do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, com o patrocínio e apoio do Sebrae/RN e Prefeitura de Natal; organização da Espacial Eventos. Toda a programação cultural tem o incentivo da Lei Municipal Djalma Maranhão, com patrocínio da Prefeitura do Natal e Unimed Natal.