O SENAI do Rio Grande do Norte e a bbw gGmbh, parte do Grupo bbw – um dos principais players em formação e qualificação profissional da Alemanha, promovem, no próximo dia 2 de outubro, em Natal, a conferência “Mobilidade Urbana e a Mobilidade Elétrica no Brasil”.
O evento será realizado na Casa da Indústria, a sede da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN). As inscrições são gratuitas e estão abertas online: https://www.sympla.com.br/evento/mobilidade-urbana-e-mobilidade-eletrica-no-brasil/2141583.
Com expectativa de atrair especialistas, pesquisadores, gestores públicos, representantes de empresas, estudantes e demais interessados no tema, a programação vai reunir especialistas do país europeu em quatro horas de discussões centradas no planejamento das cidades na área.
Programação
Segundo as instituições envolvidas, a programação posiciona a mobilidade como estratégia chave para que os espaços urbanos sejam bem utilizados, seguros e atendam as necessidades da população.
Experiências bem sucedidas da Alemanha nesse campo serão apresentadas em diferentes palestras, com início previsto às 14h.
A primeira delas se debruçará sobre desafios e outras abordagens na área, com o diretor de Planejamento de Trânsito da cidade de Nuremberg, Frank Juelich. A gestora de Eletromobilidade da cidade de Munique, Pia Fuchs, dará sequência à discussão com a palestra “Como a mobilidade sem emissões está mudando a comunidade”.
Daniel Wolpert, co-fundador e diretor executivo da Wikimove, da Alemanha, apresenta em seguida “Como as cidades podem liderar a transição para a mobilidade como serviço”.
Já o diretor do Instituto de Promoção da Eletromobilidade – IFEU, Thomas Scharpf, fecha a programação levantando a questão: “O futuro da mobilidade será, verdadeiramente, elétrico?”.
“As conexões entre Brasil e Alemanha trazem para o RN uma excelente oportunidade de debater este tema tão importante para a sociedade, que é a mobilidade urbana”, diz Amora Vieira, diretora do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), do SENAI-RN, braço da instituição à frente de projetos também na área de eletromobilidade e responsável pela promoção da Conferência, com a bbw gGmbh.
“A realização do evento com especialistas e gestores da Alemanha para conduzir estes temas e abordar como pensam, planejam e executam as estratégias de mobilidade será um momento de perceber como a mobilidade impacta a vida das pessoas e como é possível e exequível executar um plano de mobilidade”, acrescenta a executiva.
Eletromobilidade em pauta
Este é o segundo evento que o SENAI do Rio Grande do Norte promove com a Alemanha envolvendo discussões nessa área. Em agosto do ano passado, a pauta foi discutida no Workshop Brasil-Alemanha de Veículos Elétricos, realizado também na Casa da Indústria.
Na ocasião, a instituição apresentou o protótipo do Selvagem Elétrico, o primeiro buggy elétrico concebido no Brasil para uso em regiões com dunas. O desenvolvimento do projeto foi realizado em parceria com a indústria de veículos Selvagem, como parte do Projeto Verena, que o SENAI-RN e o CTGAS-ER executaram, entre 2018 e 2022, no Brasil, com a Câmara de Indústria e Comércio da cidade de Trier (EIC Trier), da Alemanha. O projeto do veículo foi liderado pelo CTGAS-ER, e realizado em parceria com especialistas alemães e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Em outra investida nesse campo, o Centro assinou, em março deste ano, um Convênio de Assistência Técnica e Financeira para realização do projeto “Laboratório didático de conversão e reparação de veículos elétricos” com o Banco do Nordeste, com o objetivo de fomentar a capacitação técnica de profissionais para atender a demanda de conversão e manutenção de veículos elétricos. A ação é inédita na região.