Empresários filiados ao Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado do Rio Grande do Norte (SINDIPAN-RN) participaram da Feira Internacional da Panificação e Confeitaria (FIPAN 2023), considerada a maior o setor de panificação da América Latina, realizada no final do mês de julho (24 a 28), no Expo Center Norte em São Paulo/SP. Promovida pelas Entidades de Panificação e Confeitaria de São Paulo (SAMPAPÃO), a FIPAN é uma das principais feiras destinada a operadores do food service no país, tendo como característica marcante a efetivação de negócios durante a sua realização, sendo líder em visitação de proprietários, diretores e gerentes.
O presidente do SINDIPAN-RN, Ivanaldo Maia, diz que participar da maior feira da panificação da América Latina é uma coisa que todo empresário do ramo da panificação deve fazer. “O sindicato levou mais de trinta empresários em parceria com o Sebrae e a Federação das Indústrias. Vimos as novidades, as tendências do setor, muitos empresários compraram equipamentos, então, é um evento diferenciado, no qual é muito importante a participação. Esse ano foi uma das maiores delegações dos últimos anos. É sinal de que o pessoal está apostando no setor”, afirma.
O evento foi aberto a todos os profissionais e gestores de padarias, confeitarias, restaurantes, pizzarias, buffets, lanchonetes, entre outros estabelecimentos ligados ao dia a dia da produção e comercialização de alimentos. De acordo com os organizadores, a FIPAN ofereceu aos participantes uma enorme gama de oportunidades aos profissionais com foco na melhoria de eficiência e conteúdo para aprimorar habilidades e ampliar seus resultados.
O diretor da Rede Pão, Evandro Galdino reforça ser muito importante a participação na FIPAN. “Além da experiência, é muito importante o networking, como também precisamos nos atualizar com as tendências do setor e as novas tecnologias aplicadas a indústria da panificação e confeitaria”, enfatiza Eliezer.
O evento trouxe lançamentos e inovações da indústria de fabricantes e fornecedores líderes. Empresas expositoras dos mais diversos setores que atendem a Panificação, Confeitaria e toda a cadeia do food service apresentaram especialistas em produtos e demonstrações práticas que, além de contribuir para a atualização dos profissionais do setor, possibilitaram uma infinidade de conexões e parcerias.
O gestor responsável pelo Projeto de Alimentos e Bebidas do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RN), que atende a todo o setor da indústria no Rio Grande do Norte, Horácio Barreto destaca que a participação na FIPAN é uma oportunidade para os empresários de alimentos e bebidas, especificamente de panificação e confeitaria. “É uma oportunidade que eles têm para conhecer os novos equipamentos, as novas tecnologias, os novos insumos, as novas embalagens, e também para trocar ideias com parceiros de outros estados sobre gestão, tecnologia e produtos”, diz.
A missão para a FIPAN contou com um grupo de 35 empresários de Natal e Mossoró, que receberam subsídios da entidade para hospedagem. Além disso, contou com a parceria do SINDIPAN-RN, da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) e SEBARE-RN. “Os empresários acharam bem interessante a feira, realizaram compras e aquisições para desenvolverem suas atividades no estado”, completa Horácio.
FIPAN 2023 e Congresso FIPAN
Foram realizados paralelamente a FIPAN e o Congresso FIPAN, que contou apresentação de palestras e cases de sucesso, todos voltados ao futuro do negócio de alimentação com temas orbitando a evolução da tecnologia e os novos desafios de se modernizar.
Nesta edição, a feira contou com sua maior área de exposição em metros quadrados da história. O evento contou com cerca de 400 expositores que trouxeram 500 marcas para um público visitante de 55 mil visitantes ao longo dos quatro dias do evento.
A FIPAN 2023 teve destaques como a tradicional Arena do Pão, onde se realiza o Campeonato da Panificação entre padeiros, que vão apresentar suas melhores receitas e são apreciadas tanto pelo público quanto por um júri especial chefiado pelo chef Luiz Farias.