SENAI Moda RN apresenta coleção Admirável Sertão Novo no Dragão Fashion 2025, em Fortaleza

SENAI Moda RN apresenta coleção Admirável Sertão Novo no Dragão Fashion 2025, em Fortaleza

Alunos do curso técnico de Modelagem do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-RN) participaram do ‘Concurso dos Novos’, com desfile no Dragão Fashion 2025. O concurso está inserido no Dragão Fashion Brasil (DFB FESTIVAL 2025), considerado pelo mundo da moda como o maior evento de moda autoral da América Latina. O evento, que contou com a presença do diretor regional do SENAI-RN, Rodrigo Mello, e da instrutora do SENAI Moda RN, Jéssica Cerejeira, foi marcado por arte, música, gastronomia, cultura e moda.

O instrutor orientador dos alunos do SENAI Moda RN, Dinedso Fonsêca destacou a participação dos alunos e de todos que fizeram parte da criação e elaboração da coleção. “Foi uma experiência singular participar do DFB, com uma equipe incrível, muita dedicação e esforço pra mostrar que a moda não reconhece fronteiras e pode flertar com várias áreas do conhecimento”, disse.

Os alunos e alunas do SENAI Moda RN apresentaram no desfile a Coleção Admirável Sertão Novo. A ideia surgiu da união de duas estéticas que raramente são exploradas juntas: o sertão nordestino e a tecnologia. Admirável Sertão Novo traduz a alma resiliente do sertão em uma estética que mistura o orgânico e o sintético, a tradição e o cyberpunk, o couro e o titânio, a sintaxe e o prompt. É o sertão que se refaz, que se reconstrói, que resiste, não contra o avanço, mas através dele.

De acordo com o aluno do curso técnico de Modelagem Elton Irineu, participar do DFB foi uma experiência incrível e enriquecedora. “Adorei poder contribuir de forma criativa para o projeto, desde as primeiras ideias até os detalhes finais. Ver o nosso trabalho ganhar vida na passarela, desfilando no Concurso dos Novos, foi emocionante e gratificante. Foi uma oportunidade única de colocar em prática tudo o que aprendemos e mostrar o nosso olhar para a moda. Com certeza, um momento que vou levar para sempre”, afirma.

O aluno Thales Henrique diz que, desde o início, a jornada foi desafiadora, mas repleta de aprendizado e motivação. “Participar do Concurso dos Novos DFB Festival representou a validação de um trabalho coletivo, marcado por esforço, dedicação e propósito. O processo foi intenso, mas recompensador, deixando um sentimento de orgulho e consciência de dever cumprido. Essa experiência foi transformadora e contribuirá de forma significativa para o futuro profissional de todos os envolvidos”.

Para a aluna Stephany Veloso, a trajetória foi de aprendizado. “Passamos seis meses juntos, pensando, criando, bordando, brincando com as inúmeras possibilidades de fazer a melhor coleção. Tivemos dias fáceis e difíceis, e com certeza a melhor parte foi ver nossa coleção ser ovacionada pela plateia presente e também on-line. Foi extraordinário participar de algo tão grande com pessoas tão talentosas. Tenho muito orgulho de fazer parte desse projeto”, destaca a aluna.

Alcides Amorim, também aluna, considerou o evento marcante. “O evento foi incrível, consegui conhecer mais sobre o mercado de moda brasileiro, além de conhecer novas pessoas. Também me ajudou a ampliar minha visão como profissional. Tinha muita coisa incrível para se ver e conhecer no local”, ressalta.

Realizado em uma área de 14.700 m² no Centro de Eventos do Ceará, um dos mais modernos do país, o festival contou com 26 desfiles e uma mega store com 50 participantes do mercado criativo. Além disso, o DFB inclui o Summit, com painéis de conteúdos e oficinas.

Participaram do concurso alunos SENAI RN (Rio Grande do Norte), da Unifor (Ceará), UFCA (Ceará), IFRN (Rio Grande do Norte), Unipê (Paraíba), Unama (Pará), UFMG (Minas Gerais) e UCS (Rio Grande do Sul).

Criado em 1999, realizado anualmente e exclusivamente em Fortaleza, o DFB Festival é um dos mais relevantes eventos multidisciplinares da América Latina que dialogam com moda autoral, cultura e ações formativas. É uma poderosa e notória plataforma para o desenvolvimento da cultura de moda no país e também para o fortalecimento da indústria da moda. A partir do incentivo aos novos talentos autorais, contribui para a oxigenação do mercado criativo e o aprimoramento do trade da moda.

Siga o SENAI-RN nas Redes Sociais @senairn @senaimodarn

 

Notícias de Natal RNBR Editora: Jornalista Josilma Lopes Mestrado em Comunicação pela UFRN Especialização em Comunicação pela UFRN Bacharelado em Comunicação pela UFRN
Back To Top